Blog
ENERGIA FOTOVOLTAICA

Energia solar como diferencial para sua empresa

< voltar

Uma empresa bem-sucedida e bem colocada no mercado, com certeza possui uma boa gestão dos custos. O que indica que regularmente torna-se necessário rever todas as despesas, de onde surgem e como diminui-las. Um dos custos/despesas que todo gestor gostaria de diminuir, é a energia elétrica.

Em pesquisa realizada em março de 2016 pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e relatório publicado pelo Portal da Indústria, a energia elétrica é um insumo importante para a indústria: quase 80% das empresas industriais a utilizam como principal fonte de energia. Ainda segundo este mesmo estudo, 93% das empresas que utilizam principalmente energia elétrica em processo produtivo, perceberam elevação do custo de energia, apesar da maioria perceber estes aumentos, apenas 52%, pouco mais da metade das empresas tomaram alguma medida para lidar com o custo da energia.

Aprofundando um pouco mais nos dados, é possível identificar que, dos 52% das empresas que realizaram alguma ação para lidar com o problema, apenas 10% investiram em autogeração, e 6% substituíram a fonte de energia. A maioria esmagadora (71%) implementação apenas ações ou programas de eficiência energética em maior ou menor grau. Isto prova o potencial de mercado ainda a ser desenvolvido com a energia solar, promovendo tanto a autogeração quanto a substituição de fonte de energia, em especial na geração distribuída.

Uma das estratégias de economizar nessa área, é gerar a própria energia, ou seja, utilizando energia solar. O grande diferencial em relação aos concorrentes é o poder de negociação com os fornecedores. O poder de negociação com fornecedores de energia elétrica é quase nulo, já a energia solar encontra-se em constante crescimento no Brasil, sem contar os benefícios para o planeta. Voltando para o quesito negociação, quando a empresa produz a própria energia, é possível inverter o jogo, se tornando praticamente imune ao aumento das tarifas.

Em geral o payback médio de sistema de energia solar para as empresas são de 5 a 7 anos, podendo se estender para 10 a 12 anos, dependendo o valor de kWh pago por determinada companhia. Ainda assim, mostra-se um negócio altamente viável, pois o sistema é desenhado para durar acima dos 25 anos. No entanto, tratando-se da eficiência e do poder de controle que o empresário fica sobre os custos, a substituição da geração de energia elétrica ainda assim, vale a pena.

Faça já um orçamento do Sistema de Energia Solar Fotovoltaica da sua empresa com a i9 Solar e diferencie-se no seu mercado.

Conheça nossas soluções sustentáveis

Energia Solar Fotovoltaica

Reduza sua conta de luz utilizando energia renovável
Saiba mais

Aquecimento Solar de Água

Água quente para banho, piscina e outros sem uso de energia elétrica
Saiba mais

Captação de Água da Chuva

Reaproveitamento inteligente e economiana conta de água
Saiba mais

Automação e Eficiência Energética

Inteligência eletrônica e consultoria tarifária para melhor eficiência
Saiba mais

Faça um orçamento online automático e tenha mais detalhes

Faça um orçamento online
Fale com o especialista I9Solar
Consultor de vendas
Consultor I9 Solar
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar hoje?
Iniciar conversa agora