Fotovoltaica Residencial

Como funciona Energia Solar Fotovoltaica em condições adversas

Já explicamos como funciona a Energia Solar Fotovoltaica. Mas como funciona a energia solar em situações adversas? Vamos descobrir agora!

Já explicamos como funciona a Energia Solar Fotovoltaica. Mas como funciona a energia solar em situações adversas? Vamos descobrir agora!

Energia Solar em regiões frias

Nas regiões frias a energia solar fotovoltaica pode ser utilizada tranquilamente, já que temperatura não é um fator crucial para instalação do sistema e sim, a incidência de luz solar nos painéis. O Brasil é privilegiado, com uma das maiores incidências de luz solar do mundo. Inclusive a alta temperatura pode reduzir a eficiência do sistema, então um local frio com alta irradiância é o ambiente ideal para o sistema de energia solar fotovoltaica.

Energia Solar em regiões muito quentes

Como dito anteriormente, apesar da grande incidência, as regiões muito quentes podem sofrer uma redução de eficiência do sistema devido ao calor. Nesse caso é importante uso de módulos fotovoltaicos (placas) de silício policristalino, ao invés de silício monocristalino, que são mais adequadas ao clima quente brasileiro significando menores perdas.

Monocristalinas e Policristalinas
Energia Solar em regiões nubladas e com chuvas

O potencial de um lugar é dado pelo nível de exposição aos raios solares. O ideal é que o sistema receba a luz solar diretamente, sem nenhum obstáculo. Essa informação já é inserida como um dado de entrada num projeto de energia solar, já considerando dias mais nebulosos que outros, chuvas e outros fatores meteorológicos que possam afetar a geração de energia. No Brasil, mesmo as regiões com menos irradiância solar possuem níveis maiores do que os melhores níveis possíveis de irradiância de outros países que são líderes do uso de energia solar fotovoltaica, na Europa por exemplo. Com uso de sistemas m.l.p.e. (microinversores ou inversores com otimizadores de potência) utilizados pela i9 Solar o aproveitamento é máximo mesmo em condições de menor incidência solar, pois com esses equipamentos a ativação do sistema (início da geração) acontece antes se comparado aos sistemas com inversor central.

Exemplo real de monitoramento de sistema com microinversor. Gráfico diário mostra que até em dias mais nublados há geração de energia.

As placas possuem blindagens de fábrica que impedem a entrada de água internamente, evitando que ocorra algum tipo de curto.  A parte mais “exposta”, de onde saem os cabos das placas que serão conectados aos microinversores, chamada de Junction Box, possuem um grau de proteção IP67 contra jatos potentes de água e contra imersão temporária de até 1 metro.

Junction Box

Energia Solar durante a noite

Durante a noite não há nenhum tipo de incidência solar, então como terei energia? Através da concessionária de energia! Como explicamos no artigo de Geração Distribuída, a energia gerada e não consumida é enviada para a rede elétrica e você recebe créditos de energia por essa geração que irão abater o consumo feito da rede de distribuição da concessionária, podendo economizar até 95% na sua conta de energia. Portanto, mesmo com as condições climáticas desfavoráveis, ainda assim é possível ter um sistema de energia solar fotovoltaica eficiente e que gere energia. Além disso, em nossos projetos essas condições adversas já estão consideradas nas estimativas de geração de energia, com base num amplo e preciso banco de dados com informações de temperatura, clima e irradiação solar de cada localidade.

Que tal simular o tamanho da economia que a energia solar fotovoltaica vai te trazer? https://www.i9solar.com/calculo-de-energia-solar/ Ficou com alguma dúvida ou que solicitar um orçamento? Acesse: https://www.i9solar.com/

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos sobre investimento inteligente.

Obrigado! Sua assinatura foi recebida!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ebook Grátis
Saiba tudo sobre energia solar
Ebook Grátis
Saiba tudo sobre energia solar
Cadastro enviado com sucesso.
Opa, alguma coisa deu errado. Poderia tentar novamente?