Investimento Inteligente

O que é Geração Distribuída e como funciona no Brasil

Já explicamos como funciona a Energia Solar Fotovoltaica. Agora vamos explicar para você o que é , como funciona a Geração Distribuída e quais as vantagens que ela pode trazer para você. 

Já explicamos como funciona a Energia Solar Fotovoltaica. Agora vamos explicar para você o que é , como funciona a Geração Distribuída e quais as vantagens que ela pode trazer para você. 

O que é a Geração Distribuída? 

A Geração distribuída tem como essência tornar o consumidor de energia elétrica em prosumer, ou seja, além de consumidor, ele também é produtor. Normalmente, a energia é gerada numa grande usina central que faz a distribuição geral. 

Fonte: FIEP 

Já a Geração Distribuída (GD) tem vários pontos ligados à rede principal que além de consumir também geram energia. Esses pontos podem ser residências, estabelecimentos comerciais ou indústria que geram energia através de um método renovável, como a energia solar, por exemplo, e transferem seu excedente para a rede elétrica.  

Fonte: FIEP 

Como funciona no Brasil? 

No Brasil, a geração distribuída foi regulamentada pela resolução 482 daANEEL em 2012 e é feita a partir do Artigo 14º do Decreto Lei nº 5.163/2004, e depois foi atualizada em 2015 com a resolução normativa 687 que ajudou a alavancar o setor a partir de 2016 em definitivo. A metodologia é de compensação, ou seja, tudo que você gera e não consome é enviado para a rede de distribuição e revertido para você em crédito na conta de energia.  É aí que a Energia Solar Fotovoltaica tem grande aplicação. Com a geração de energia elétrica a partir da captação dos raios solares, toda a energia gerada será aproveita, parte por você mesmo e parte transferida para a rede elétrica para que outro consumidor na rede de distribuição aproveite, com os créditos acumulados você abate a parte da sua conta que você continuou consumindo da e de nos horários que seu sistema não estava gerando. Assim você poderá ter a edução de até 95% da sua conta de energia. 

Vantagens da Geração Distribuída

  • Descontos expressivos na conta de energia.
  • Sustentabilidade: o aumento de uso de energia renovável e de fonte limpa diminui os impactos no meio-ambiente e promove o desenvolvimento social local.
  • Qualidade: como os pontos de consumo e de geração são os mesmos, a perda de transmissão é mínima.
Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos sobre investimento inteligente.

Obrigado! Sua assinatura foi recebida!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ebook Grátis
Saiba tudo sobre energia solar
Ebook Grátis
Saiba tudo sobre energia solar
Cadastro enviado com sucesso.
Opa, alguma coisa deu errado. Poderia tentar novamente?